Catedral de Kazan

Construída entre 1801 e 1811, a Catedral da Nossa Senhora de Kazan é um impressionante templo de aspeto semelhante ao da Basílica de São Pedro do Vaticano que se ergue imponentemente sobre a Avenida Nevsky, uma das principais artérias do coração de São Petersburgo.

Depois da Revolução de 1917, a Catedral de Kazan de São Petersburgo deixou de ser utilizada para os serviços religiosos e foi convertida no Museu de História da Religião e do Ateísmo, graças ao qual se salvou a maior parte da sua decoração interior.

O ponto de vista mais conhecido do templo é o da Avenida Nevsky e, surpreendentemente, apesar da monumentalidade criada pelas colunas que envolvem a imponente construção, não se trata da sua fachada principal, mas sim uma das suas laterais.

Percorrendo a catedral

Depois de atravessar a monumental fachada da Catedral de Kazan iremos encontrar um espaço de aspeto sombrio com escassa iluminação natural, apesar de estar ricamente decorado. Nas instalações os fiéis esperam pacientemente na fila para beijarem o milagroso ícone da Virgem de Kazan, um dos principais símbolos da fé russa.

Uma visita importante

Sendo sinceros, o exterior da Catedral de Kazan é mais impressionante do que o seu exterior, mas a sua localização central e o seu aspeto chamativo fazem dela uma das visitas imprescindíveis de São Petersburgo. A entrada é gratuita, o que também é um aspeto positivo. 

Horário

De segunda a sexta-feira: das 8:30 até ao último serviço (pode variar).
Sábados e domingos: das 6:30 até ao último serviço.

Preço

Acesso gratuito.

Tour pelas catedrais de São Petersburgo 35

Transporte

Metrô: Nevsky Prospect.