Catedral de São Pedro e São Paulo

Catedral de São Pedro e São Paulo

Com uma história estreitamente ligada à evolução da cidade e à dinastia dos Romanov, a Catedral de São Pedro e São Paulo é o templo mais antigo da cidade e um dos edifícios mais altos do coração de São Petersburgo.

Construída sob a proteção das muralhas da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, a catedral foi dotada de um estilo barroco inicial, que viria a constituir um importante ponto de inflexão em uma altura em que as igrejas se construíam com um marcado estilo ortodoxo tradicional.

Ao longo da sua história, o chamativo e elegante campanário de 122 metros de altura teve uma vida cheia de aventuras e desventuras às quais, felizmente, conseguiu sobreviver. Um dos principais incidentes ocorreu em 1756, quando o impacto de um raio provocou um grave incêndio, após o qual o campanário teve de ser reconstruído.

A catedral de relance

O estreito campanário está coroado por uma agulha impressionante que, por sua vez, conta com a escultura de um anjo na parte superior. Na altura de planear a visita, é importante ter em conta que todos os dias às 12:00 horas é possível desfrutar de um espetáculo em que os sinos tocam para fazer soar o hino nacional.

No interior da Catedral de São Pedro e São Paulo nos deparamos com uns vistosos candeeiros e paredes detalhadamente decoradas com pinturas coloridas que narram as histórias da Bíblia. As imagens constituem o principal foco de atenção para os visitantes do templo.

Outro dos pontos que cria maior expetativa são as chamativas tumbas de grande parte dos membros da dinastia Romanov.

Imprescindível

A Catedral de São Pedro e São Paulo de São Petersburgo é um dos principais pontos de interesse da cidade, seja pela sua grande importância histórica ou pela sua localização estratégica na Fortaleza de São Pedro e São Paulo, que lhe possibilitam lindas vistas sobre a cidade.

Horário

Todos os dias das 10:00 às 18:00 horas (sábados a partir das 11:00 horas).

Preço

Adultos: 550 (US$7,80).
Menores de 18 anos: 300 (US$4,20).

Tour pela fortaleza de São Pedro e São Paulo 32.5

Transporte

Metrô: Gorkovskaya, linha 2.
Ônibus: linha 46.