Onde comer em São Petersburgo

Onde comer em São Petersburgo

São Petersburgo é uma cidade multicultural com um caráter clássico, mas atrevido, o que se reflete na sua gastronomia, consistente em pratos variados preparados com ingredientes simples e carregados de sabor.

Em São Petersburgo você encontrará vários restaurantes self-service que oferecem a vantagem de você poder ver a comida que vai pedir e simplesmente apontar para o que quer, algo que evita qualquer dificuldade que possa surgir com o idioma.

Você não terá problema quando procurar onde comer em São Petersburgo, pois encontrará tanto restaurantes de comida típica russa como opções internacionais por toda a cidade. A Avenida Nevsky e a zona envolvente são os lugares onde se encontra o maior número de restaurantes e cafés.

Na maioria dos restaurantes de São Petersburgo, tal como acontece com a maioria dos museus, lojas e pontos de interesse da cidade, é possível pagar com cartão de crédito, apesar de serem lugares com preços muito econômicos.

Horários

Na Rússia, os horários das refeições são bastante extensos. Os restaurantes de São Petersburgo costumam abrir entre as 12:00 e as 16:00 horas para o almoço, e o jantar costuma ser servido entre as 18:00 e as 23:00 horas, apesar se ser muito comum encontrar lugares abertos 24 horas por dia.

Pratos típicos russos

  • Borsch: Sopa preparada à base de beterraba, cenoura, batata, cebola e carne. Este é um dos pratos típicos russos mais populares.
  • Pelmeni: Estes bolinhos de massa cozinhados costumam ser preparados à base de carne, mas podem ser encontrados com todos os tipos de recheio.
  • Blinis: Com uma massa fina parecida à dos crepes, podem ser encontrados doces, salgados ou recheados com caviar.
  • Salada Olivier: Conhecida a nível mundial como salada russa, a salada Olivier é preparada à base de batatas, maionese, picles e carne.
  • Vareniki: Massa recheada que pode ser preparada tanto com ingredientes doces como salgados.
  • Smetana: Creme azedo que costuma acompanhar a maioria dos pratos. É parecido às natas e é servido à parte, mas costuma ser adicionada às sopas.
  • Arenque em casaco de pele: Com um nome muito peculiar, esta salada é preparada à base de arenques, cenouras, beterraba, batatas, ovo e maionese,
  • Strogonoff de vaca: Carne de vaca com um molho suave de cogumelos, natas e mostarda. É um dos pratos mais conhecidos da Rússia e surgiu por acaso, como uma medida criativa devido à falta de carne para preparar um menu.
  • Caviar: O caviar russo é um dos melhores a nível mundial. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes de São Petersburgo.
  • Kvas: Esta popular bebida fermentada de baixo teor alcoólico é preparada à base de farinha de centeio e malte.
  • Vodka: A bebida russa mais popular tem um sabor diferente na Rússia. Os licores de alta gama oferecem matizes inigualáveis, capazes de cativar até os paladares mais exigentes.