Palácio de Catarina

Palácio de Catarina

Localizado na cidade de Pushkin, nas redondezas de São Petersburgo, o Palácio de Catarina é um dos mais imponentes de toda a Rússia. O seu interior está perfeitamente conservado e deslumbra os visitantes com uma demonstração de luxo, opulência e beleza sem limites.

Um pouco de história

À medida que crescia, a imperatriz Isabel começou a pensar que a residência de sua mãe era incômoda e não estava na moda. Por essa razão, mandou ampliar as instalações, conferindo um estilo rococó à residência.

Tanto o interior como o exterior atingiram o expoente do luxo, chegando a um ponto em que o palácio se construía e reconstruía a um ritmo frenético para que pudesse estar sempre a par da última moda.

Depois da 2.ª Guerra Mundial, o exército alemão destruiu o interior do palácio quando abandonou Leningrado, deixando-o arrasado como se de uma casa abandonada e destroçada se tratasse. A bonita Sala Âmbar é um dos espaços que sofreu mais estragos, pois foi completamente vandalizada e até hoje ainda não foi possível averiguar o paradeiro das peças roubadas.

Conhecendo o Palácio de Catarina

O percurso pelo palácio oferece uma viagem no tempo através da história da Rússia, em que se percorrem as soberbas instalações ricamente decoradas, seguindo a moda da época. Entre as divisões mais chamativas encontra-se o opulento Salão do Trono, um espaço luxuosamente decorado com detalhes onde ocorriam os festejos mais importantes, e o impressionante Salão de Baile, um espaço brilhante, repleto de luz e carregado de magia.

O ponto culminante da visita ao palácio é a reprodução da impressionante Câmara de Âmbar, um luxuoso espaço decorado com painéis, móveis e todo o tipo de elementos fabricados em âmbar, um material que na altura tinha um preço doze vezes superior ao do ouro.

Os quartos privados do imperador, diferentes salas de refeições, escritórios e numerosas salas elegantemente decoradas completam o percurso pelo palácio. Já no exterior, os jardins também compõem um autêntico espetáculo, pois se encontram decorados com bonitas fontes, pequenos palacetes e zonas ajardinadas.

Como chegar ao Palácio de Catarina

A melhor forma de chegar ao Palácio de Catarina é reservar uma excursão saindo de São Petersburgo. Deste modo, você não terá de se preocupar com o transporte e poderá evitar as filas de várias horas para comprar os ingressos.

Você pode reservar a excursão através da nossa página no seguinte link:

Se optar pela opção de chegar a Pushkin de trem, é importante ter em conta que a estação está afastada do palácio, pelo que será necessário caminhar bastante ou pegar um ônibus.

Imprescindível

Tal como o Museu Hermitage e o Palácio de Peterhof, o espetacular Palácio de Catarina é uma das visitas imprescindíveis de São Petersburgo.

Infelizmente, devido à sua grande beleza e importância histórica, o palácio recebe imensos visitantes durante a maior parte do ano, pelo que costuma estar bastante cheio e as visitas não são tão agradáveis como deveriam.

Horário

De quarta a segunda-feira: das 12:00 às 19:45 horas.
Terça-feira: fechado.

Preço

Adultos: 700 (US$8,90).
Estudantes: 350 (US$4,40).
Menores de 16 anos: acesso gratuito.

Excursão a Pushkin e ao Palácio de Catarina 90