Fortaleza de São Pedro e São Paulo

Fortaleza de São Pedro e São Paulo

Com uma localização estratégica na pequena ilha de Zayachy, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo é uma das principais atrações turísticas de São Petersburgo, apenas superada pelo Museu Hermitage.

Um pouco de história

Em 1703 estabeleceram-se as bases da Fortaleza de São Pedro e São Paulo: foram instalados seis bastiões que se uniriam com imponentes muralhas. Com o passar dos anos, as instalações foram sendo ampliadas e melhoradas, apesar de se pensar que não seriam eficientes para suportar nenhum conflito bélico.

A partir de 1720 a fortaleza se converteu no quartel geral da polícia secreta, assim como uma das prisões mais temidas do Império Russo, por onde passaram numerosos presos políticos.

Em 1917 a fortaleza foi a base escolhida para bombardear o Palácio de Inverno. Depois da Revolução de Outubro, uma parte da fortaleza passou a ser convertida em um "laboratório", onde teriam lugar experiências importantes de tecnologia de foguetões e outra parte se converteu em museu.

Percorrendo a fortaleza

O primeiro edifício que se construiu entre as muralhas da fortaleza foi a Igreja de São Pedro e São Paulo, um edifício de madeira que seria substituído pela atual catedral no século XVIII.

O maior ponto de interesse da fortaleza é a Catedral de São Pedro e São Paulo. Se você quiser vê-la antes de a visitar em pessoa, pode fazê-lo clicando aqui.

Atualmente a Fortaleza de São Pedro e São Paulo é a sede central do Museu Estatal de História de São Petersburgo, e a Casa da Moeda é o único edifício que ainda conserva a sua função original.

Imprescindível

A Fortaleza de São Pedro e São Paulo é um dos principais pontos de interesse de São Petersburgo, não só pela sua importância histórica, mas também pela sua localização estratégica que lhe proporciona umas vistas incríveis da cidade no seu todo.

Junto à muralha encontra-se uma inesperada praia, onde é comum ver tanto habitantes locais como turistas aproveitando ao máximo cada valioso raio de sol.

Horário

De quinta a terça-feira: das 10:00 às 18:00 horas (terça-feira até às 17:00 horas).
Quarta-feira: fechado.

Transporte

Metrô: Gorkovskaya, linha 2.
Ônibus: linha 46.