Museu Fabergé

Museu Fabergé

Inaugurado no ano 2013 para mostrar as belas peças fabricadas pelo ourives oficial da corte imperial russa, o Museu Fabergé de São Petersburgo ocupa as maravilhosas instalações do Palácio Shuvalov.

Karl Gustavovich Fabergé foi um ourives russo nascido em 1846 que se converteu no ourives oficial da corte imperial russa e de outras monarquias na Europa.

Uma das suas peças mais importantes são os Ovos Fabergé, conhecidos mundialmente graças aos seus desenhos elegantes de grande qualidade, onde cada detalhe é pensado ao mais ínfimo pormenor.

As origens

O czar Alexandre III começou a encomendar estes belos trabalhos em miniatura para a sua esposa, uma tradição que continuou com o seu filho Nicolau II. Deste modo, entre os anos 1885 e 1917 foram criados 69 ovos de páscoa de cores e formas espetaculares.

Com o chegar da Revolução Russa, esta exuberante tradição acabou e muitas joias desapareceram. Atualmente 8 ovos continuam por encontrar.

Percorrendo o museu

No Museu Fabergé a forma é tão importante quanto o conteúdo, pois o palácio foi restaurado para mostrar o seu antigo esplendor como se ainda estivesse habitado. A extensa coleção formada por mais de 1.500 peças inclui muito mais do que os conhecidos Ovos de Fabergé, pois conta com outras peças de grande valor que contam a história de São Petersburgo, como relógios, talheres e todo o tipo de joias preciosas.

A temática do Museu Fabergé é bastante específica, pelo que acaba por não ser uma opção interessante para todos os públicos, mas sim para os interessados nas peças de joalheria.

Horário

Aberto todos os dias das 10:00 às 20:45 horas.

Preço

Adultos: 450 (US$6,20).
Estudantes e crianças: 200 (US$2,70).
Menores de 7 anos: acesso gratuito.

Transporte

Metrô: Gostiny Dvor, linha 3 e Mayakovskaya, linha 2.
Ônibus: linhas 7, 24, 27 e 128.