História de São Petersburgo

História de São Petersburgo

Situada no nordeste da Europa e conhecida como a "Veneza do norte", São Petersburgo é a segunda cidade mais importante de toda a Rússia tanto a nível histórico, como cultural e populacional. Conhecer a história de São Petersburgo irá permitir que você desfrute ainda mais da visita à cidade.

Criação de São Petersburgo

A cidade de São Petersburgo foi fundada em 1703, sob o reinado de Pedro, o Grande, com o objetivo de criar uma cidade que servisse de "ponte" entre a Rússia e a Europa, um lugar que teria uma enorme força a nível político e económico.

Situada estrategicamente a nível comercial, São Petersburgo foi motivo de conflito entre a Rússia e a Suécia. Localizada na saída do mar Báltico, foi cenário da famosa Guerra do Norte entre os dois países.

A alcunha de "Veneza do Norte" vem desta época, quando se começou a construir a cidade e foi tomado como referência o território italiano. Pedro I estudou os planos da cidade e decretou a criação de canais para se parecer a outras cidades importantes da Europa, como Amsterdam.

Em 1738 foi também a sede da primeira escola russa de balé, além da primeira orquestra filarmónica e o primeiro conservatório russo de música.

Durante o reinado de Pedro, o Grande, construíram-se mesquitas, igrejas e palácios imperiais para colocar a cidade à altura dos grandes centros culturais do mundo.

Mudança da capital

Em 1712 alterou-se a capital do país, deslocando o centro de poder de Moscou para São Petersburgo. Este acontecimento permitiu a entrada de mais capital na cidade, assim como a chegada de uma grande quantidade de cidadãos do resto da Rússia e outros países da Europa.

Esta não foi a única mudança vivida por São Petersburgo ao longo da sua história, pois também se sucederam algumas alterações no próprio nome do território, que se deixou de conhecer como São Petersburgo para adotar outras denominações.

O primeiro de todos foi Petrogrado, um nome que em russo significa "A cidade de Pedro", em honra a Pedro, o Grande. Mais tarde, depois de perder o estatuto de capital, passou a se chamar "Leningrado" em honra ao líder do país na altura, Vladimir Lenin.

A cidade revolucionária

Ao longo da história de São Petersburgo, a cidade foi o epicentro de várias revoluções que mudaram o rumo de todo o país, colocando-a na vanguarda dos principais movimentos sociais e políticos de todo o século XX.

A primeira revolução teve lugar em 1905, quando o país assistiu, entre outros atos, ao "Domingo Sangrento", com a morte de uma grande quantidade de trabalhadores e camponeses às mãos da guarda imperial do Czar. Todos os levantamentos e revoltas conduziram à criação do manifesto de 1906 e à proclamação do novo Czar como líder supremo com plenos poderes.

Devido à péssima situação bélica do país e às contínuas humilhações a que os soldados russos eram submetidos, em fevereiro de 1917 foi convocada uma greve da classe trabalhadora em toda a cidade, então denominada como Petrogrado.

Todos estes acontecimentos contribuíram para o início de uma revolução encabeçada pelo partido bolchevique de Lenin. Formou-se um governo provisional e criou-se o Soviete de Petrogrado.

No dia 25 de outubro realizou-se o famoso "assalto ao palácio de outubro", que foi um autêntico êxito para o partido bolchevique e terminou com a detenção de vários líderes do governo.

O partido de Lenin acabou por ser o grupo com mais força e influência da cidade, o que desencadeou a Guerra Civil Russa entre 1917 e 1923.

Em 1918, São Petersburgo deixou de ser a capital da Rússia para se localizar na cidade de Moscou. Mais tarde, em 1924, passou a se chamar Leningrado em honra ao líder de todas as revoltas sociais do movimento bolchevique, Vladimir Lenin.

Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o grande inimigo da Rússia, a Alemanha, começou o seu cerco à cidade. Foram anos muito duros na história de São Petersburgo durante os quais a população morria de fome e o bloqueio alemão impedia que as ajudas chegassem aos cidadãos.

A libertação da cidade do domínio alemão não aconteceu até 1944, graças ao exército russo e à situação de debilidade que mostrava o exército alemão depois de três anos de luta.

Em 1945 foi concedido o título de “cidade heroica” a São Petersburgo.

Anos 90 e atualidade

No ano de 1991, logo depois da dissolução da União Soviética, mais de 50% dos cidadãos decidiu, pela via democrática, restituir o nome original da cidade, São Petersburgo.

Atualmente São Petersburgo é a segunda cidade mais importante de toda a Rússia, sendo um dos centros culturais de todo o país graças ao prestigioso Museu Hermitage como principal ponto de interesse.

Recentemente a cidade e alguns dos seus monumentos foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.